Pra ficar na mira do google é preciso aplicar algumas técnicas de SEO

7 Técnicas básicas de SEO para iniciantes

Montar uma loja virtual ou um blog não é muito difícil, no you tube, por exemplo, tem vários vídeos ensinando como fazer. Mas para que sua loja ou seu blog sejam encontrados pelo google e preciso aplicar algumas técnicas de SEO.







 


SEM SEO SUA LOJA OU BLOG FICARÃO INVISÍVEIS PARA O GOOGLE

Atualmente existem milhões, isso mesmo, milhões de lojas virtuais e blogs espalhados por toda internet vendendo os mesmos produtos e falando sobre o mesmo assunto que você. Então como ser encontrado pelo google, quando alguém faz uma pesquisa, procurando pelos produtos da sua loja virtual ou pelo assunto do seu blog

VAMOS ENTENDER COMO FUNCIONA O SISTEMA DE BUSCAS DO GOOGLE

Quando um usuário faz uma busca no google, e aparece milhares de resultados em tempo record, o google não procura na internet toda, como todo mundo pensa.

                                

Existem ferramentas que escaneiam a web o tempo todo e indexam, colocam em índice por nível de relevância, todos os artigos encontrados, com base na busca que foi feita pelo usuário, de acordo com a ferramenta que analisa a qualidade do conteúdo.

O que é SEO?

Para que sua loja virtual ou seu  blog seja encontrado pelo google é necessário aplicar as técnicas de SEO, que é a sigla em inglês, de Search Engine Optimization, que significa: Otimização de Mecanismo de Busca. 


Essas técnicas vão ajudar os motores de busca a encontrar conteúdos que sejam altamente relevantes para o usuário que fez a pesquisa.

 


O CONTEÚDO PRECISA SER RELEVANTE


O conteúdo de um blog precisa ser fiel ao seu propósito, ou seja entregar aquilo que está sendo proposto pelo título da postagem. Não pode ser copiado e colado, você pode ler vários artigos pra servir de inspiração, mas, para criar um artigo de qualidade é necessário estudar bastante sobre o assunto que vai escrever.

Esse deve ser o primeiro passo para que os motores de busca do google possam encontrar o seu artigo.

COMO FUNCIONAM OS MOTORES DE BUSCAS DO GOOGLE

O google tem uma ferramenta chamada googlebot. É um “robozinho” que passa o tempo todo vasculhando a web em busca de bons artigos para indexar.


Uma outra ferramenta é o google search quality. Essa ferramenta junto com a equipe antispam, são responsáveis por revisar e definir de tempo em tempo os algorítimos, que em termos técnicos significa uma sequência lógica, finita e definida, de instruções que devem ser seguidas passo a passo, assim como numa receita de bolo por exemplo.


APLICAR TÉCNICAS DE SEO SÃO FUNDAMENTAIS PARA SER ENCONTRADO PELO GOOGLE


As técnicas de SEO, aplicadas na sua loja ou blog, tem como objetivo ajudar nessa busca. Porém como os algorítimos mudam periodicamente, o SEO do seu site precisa estar sendo atualizado constantemente. Sites que investiram em SEO, já até ocuparam a primeira página, mas que não foram atualizados de acordo com as mudanças dos algorítimos, hoje estão ficando pra trás.


Atualmente a internet tem sido o primeiro recurso quando precisamos nos informar sobre algum assunto, porém quantos de nós passamos da primeira página nas nossas pesquisas?


É esse o grande desafio pra quem quer ter um blog, conseguir ficar na primeira página, sem precisar pagar pra isso como fazem muitos sites por aí. Mas se posicionar pela sua qualidade.


São várias estratégias de SEO que você precisa aplicar para o bom posicionamento do seu site. Vamos conhecer as fundamentais pra quem está iniciando no marketing digital.




7 TÉCNICAS BÁSICAS DE SEO PARA INICIANTES


 1.Ter um nome de domínio próprio.


Registrar uma Url de acordo com o assunto de seu blog é fundamental para que ele seja encontrado pelos mecanismos de busca. É uma das primeiras técnicas necessárias, para que o google possa classificar o seu site. 


Ao criar seu blog e escolher um nome para ele, esse nome vai aparecer lá no alto da página www.onomequevocêescolher.com.br, precisa ser um nome de acordo com o assunto do seu blog. Por exemplo se o seu blog vai falar sobre emagrecimento o nome pode ser  www.comoemagrecer.com, pra que possa ser identificado quando alguém fizer uma pesquisa sobre como emagrecer. 

Esse nome precisa ser registrado para que nenhum outro blog tenha o mesmo nome que o seu, da mesma forma com uma loja virtual

2.Palavra chave


A palavra chave é aquela que identifica o seu blog ou loja virtual.

Por exemplo esse blog fala sobre como trabalhar na internet e empreendedorismo digital, então a palavra chave do blog é trabalho na internet, porque é isso que os usuários do google digitam quando querem encontrar um blog como esse.

Já uma loja virtual que vende sapatos, apesar de vender vários tipos de sapatos, precisa ter uma palavra chave que faça com que se destaque das outras lojas de sapatos. Por exemplo: sapatos confortáveis, casuais, as palavras chaves devem ser incluídas em todos os textos da loja ou artigos do blog de forma coerente sem repetições desnecessárias e serem destacadas em negrito. Outras palavras relevantes também podem ser destacadas. 


O google tem algumas ferramentas que podem ajudar a identificar quais são as melhores palavras-chave para serem usadas no seu blog ou loja virtual, duas delas são: google adwords e google analytics.


3.Imagens otimizadas


As imagens precisam ser bem definidas e suficientes. Blogs muito cheios de imagens não são muito bem vistos pelo google. Não podem chamar mais atenção do que o conteúdo do seu blog. Nesse caso menos realmente é mais. 


Com muitas imagens o seu blog não fica muito valorizado o importante é o texto, já numa loja virtual as imagens é que vão literalmente falar, então a  qualidade da imagem é que vai vender o produto. Precisa ser muito nítida e clara.

4.Usabilidade do site
 
Seu site deve ser adaptável a qualquer tipo de dispositivo móvel tablets, smartfones, desktop, sites com maior facilidade de acesso estão mais próximos de um melhor posicionamento.
 

O tempo de que um usuário fica em seu site também é levado em conta, mas para aumentar a permanência do visitante é necessário que o conteúdo seja bem interessante.

5.Link building

É quando um outro site faz referência ao seu, os algorítimos entendem que quanto mais indicações para o seu site, mais importância ele tem.

6.Heading tags

São os títulos em destaques, tema do seu blog, títulos e subtítulos dos artigos. Como manchetes de um jornal, que despertem a curiosidade do leitor seguindo uma sequência de acordo com a informação que você quer passar. As heading tags seguem uma sequência de nível de importância que vai do (H 1) ao (H 6)

Por exemplo:

Tag 1-Título principal: Localização do bairro de copacabana
Tag 2-Planeta: terra
Tag 3-País: Brasil
Tag4-Estado: Rio de Janeiro
Tag 5-Cidade: Rio de Janeiro
Tag 6-Zona: sul


É muito importante seguir essa “hierarquia” de nível de importância da informação que vai ser passada. O motores de busca do google classificam essas tags, que são os títulos e subtítulos, para o melhor ranqueamento de um site.

As heading tags foram criadas para marcar pontos importantes no conteúdo do blog, mas nem sempre são usadas de forma correta. É muito necessário que o leitor possa entender o desenrolar do texto desde o início até a conclusão.

É muito importante saber escolher bem o título principal de um artigo, pois é esse título que vai ser encontrado primeiro, pelos motores de busca do google, quando um usuário fizer uma pesquisa.

7.Escolher um nicho específico

A escolha do nicho deve ser a primeira decisão a tomar para quem quer ter um blog ou loja virtual, quanto mais específico for o seu assunto ou produto, mais chances tem de ser encontrado.

Artigo relacionado:O que é nicho de mercado?


Conclusão:

Aplicar essas 7 técnicas de SEO para quem está iniciando com blog ou loja virtual é extremamente fundamental para começar do jeito certo

Todos os dias novos blogs, lojas virtuais são lançadas na internet. Conseguir ser encontrado entre milhões de sites é no mínimo um desafio.

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                                                                                                             Um abraço.