Como escolher a franquia certa para o seu perfil empreendedor? (Confira as dicas)

Quero investir mas qual franquia escolher?

Como escolher uma franquia

Investir em uma franquia, pode ser um excelente negócio desde que você se identifique com a franquia que escolheu. Mas como saber qual franquia melhor se encaixa no seu perfil empreendedor. Essa dúvida tem deixado muita gente sem dormir, com medo de investir e não dar certo. Nem sempre o que parece ser o melhor negócio para uns é também para outros. Confira o passo a passo do processo de escolha de uma franquia.

 




O mercado oferece inúmeras opções nesse segmento de franchising. Mesmo com toda essa crise que o país esta passando, as tendências de crescimento estão cada vez maiores. Se você quer fazer um investimento seguro, com retorno garantido, uma franquia é uma excelente escolha de negócio.

 

Defina sua área de atuação.

 

Como escolher a franquia certa para o seu perfil empreendedor

 

Nem sempre “ganhar muito dinheiro” é o que vai te trazer maior satisfação no seu trabalho. Você precisa saber em qual segmento você se encaixa. Pode ser no segmento de culinária, moda, esportes…enfim aquele que você melhor se identifica. Entrar em um negócio apenas pelo retorno financeiro pode causar uma grande frustração e isso com certeza vai refletir no seu negócio.

 

Para que o seu negócio alcance o sucesso que você espera é necessário que você tenha afinidade com o nicho escolhido, do contrário não flui. Também precisa saber se tem o perfil de um franqueado para aquela marca. Uma franquia, já é uma marca consolidada no mercado. Com regras e procedimentos que precisam ser seguidos para que essa marca não perca a sua “identidade”. Os clientes que usam essa marca, seus serviços ou produtos, buscam exatamente por aquilo que a marca oferece. Para que você seja um franqueado precisa seguir a risca as orientações do franqueador. Se não for dessa forma, não vai ter sucesso no seu empreendimento.

Artigo relacionado Franquias online para investir em 2018

 

Faça pesquisas para escolher qual melhor franquia investir

 

Pode gastar tempo e dar trabalho, pesquisar e conhecer bem cada sistema pode ser um pouco cansativo. De acordo com o parágrafo anterior essa é uma parte que você não pode pular. Muita gente se arrepende dos seus investimentos, perde dinheiro por não pesquisarem antes. A escolha de uma franquia deve ser minuciosa, você deve se preocupar com os mínimos detalhes. Só assim vai ter certeza que está investindo em um negócio sólido e com grandes chances de crescimento financeiro.

 

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Sebrae podem ajudar muito nessa pesquisa. O Sebrae tem vários cursos que podem te ajudar a conhecer todo o seu potencial empreendedor.

 

Tome cuidado pra não cair em “furadas”

 

Muitas franquias surgem do nada, com o mesmo perfil de outras já consolidadas no mercado. São chamadas as “franquias da moda”, atrai muitos investidores, mas no final é um fracasso total. Confira no Portal do Sebrae O que analisar e avaliar antes de adquirir uma franquia

 

Você precisa saber qual a diferença entre franquia e startup

 

Talvez você nem tenha  ouvido falar em “startup”. Não são empresas consolidadas no mundo empresarial. A definição dessa palavra representa empresas, geralmente de tecnologias. Empresas que estão iniciando sua operação no mercado. Estas empresas ainda não estão completamente desenvolvidas, ainda estão na fase de pesquisa.

 

Em uma startup, quem dita as regras são a inovação e a criatividade, permitindo assim mais liberdade para o investidor. Porém como é um negócio que começa do zero é preciso achar um novo caminho e um diferencial, para encontrar espaço no mercado.

 

O modelo de franquia não é nem um pouco novo. Há quem diga que surgiu no século 19, nos Estados Unidos, com um fabricante de máquinas de costura que concedia a comerciantes o direito de uso de sua marca. As franquias já têm um modelo próprio de funcionamento, o que inclui suporte, treinamento e garantias do negócio.

 

Como em todo negócio ter calma e conhecimento e fundamental pra fazer dar certo. Pesquise bastante, fique atento as fraudes pra você ter certeza que está investindo bem o seu dinheiro. Faça cursos capacite-se na área, e você será um empreendedor muito bem sucedido.